RECURSOS PARA PROVA SOLDADO CBMDF

Recursos para a Questão 01 (OK)

O conteúdo abordado na questão 01 – “elementos da narrativa” – não está explícito no edital. De acordo com o edital, o conteúdo que poderia ser solicitado seria: “Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.”. No entanto, o assunto “elementos da narrativa” foge dos conceitos explicitados no edital. Dessa maneira, seria necessário vir explícito no edital. Assim, solicito a anulação desta questão.

Recursos para a Questão 06 (OK)

O item B: “B) O cooperativismo do grupo só tem a contribuir com uma liderança articulada com o mesmo.”. Apresenta um erro gramatical – o uso da expressão “o mesmo” como mecanismo de coesão – que compromete a compreensão da questão. Devido a isso, solicito a anulação desta questão.

Recursos para a Questão 17 (OK)

Solicito a anulação da questão devido o fato que não fornecerem dados cruciais para resolvê-la. Dados faltantes: Não foi citado o valor de Vi e Vf – Formula: DeltaS = n*R*ln (Vf/Vi) Não foi citado o valor de R = 8,31 – Formula: DeltaS = n*R*ln (Vf/Vi) Não foi citado o valor de R = 0,082 – Formula: p*v = n*R*T Não foi citado o valor de Cp = 12,48 – Formula: DeltaS = n*Cp*ln (If/Ii)

OU

Recursos para a Questão 17 (OK)

A questão 17 lesa a lei do concurso do DF, Lei nº 4.949, de 15 de outubro de 2012, Art. 33. Esse artigo aborda sobre: “O nível de dificuldade das provas deve ser compatível com a escolaridade exigida do candidato e a complexidade das atribuições relativas ao cargo público objeto do concurso.” A questão 17 é similar a uma exercida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em nível de mestrado no ano de 2016. Dessa maneira, fica demostrado que a questão foge da complexidade das atribuições do cargo de Soldado Bombeiro Militar Operacional Dessa forma, a questão não é condicente com o princípio da razoabilidade. Assim sendo, solicito a anulação da questão.

Recursos para a Questão 19 (OK)

O conteúdo abordado na questão 19 – “Teoria do Orbital Molecular” e “Ordem de ligação – não está explícito no edital. No entanto, o assunto está explicito no edital para Oficiais Bombeiros Militares Combatentes – CFO. Dessa forma, creio que ocorreu um equivoco da banca, que trocou os conteúdos de Oficial com o de Soldado Bombeiro Militar Operacional. Dessa maneira, o “Teoria do Orbital Molecular” e “Ordem de ligação” foge dos conceitos explicitados no edital. Portanto, seria necessário vir explícito no edital. Assim, solicito a anulação desta questão.

Comparação entre os editais:

Oficiais Bombeiros Militares Combatentes : QUÍMICA: 5.3 Geometria molecular: eletronegatividade e polaridade das ligações e das moléculas, Teoria da Repulsão dos Pares Eletrônicos, Teoria da Ligação de Valência e Sobreposição de Orbitais, orbitais híbridos e moleculares.

Soldado Bombeiro Militar Operacional : QUÍMICA:1 Classificação periódica dos elementos químicos. 1.1 Tabela Periódica: histórico e evolução. 1.2 Classificação dos elementos em metais, não metais, semimetais e gases nobres. 1.3 Configuração eletrônica dos elementos ao longo da Tabela. 1.4 Propriedades periódicas e aperiódicas. 2 Radioatividade. 2.1 Natureza das emissões radioativas. 2.2 Leis da radioatividade. 2.3 Cinética da desintegração radioativa. 2.4 Fenômenos de fissão nuclear e fusão nuclear. 2.5 Riscos e aplicações das reações nucleares. 3 Ligações químicas. 3.1 Ligações iônica, covalente e metálica. 3.2 Ligações intra e intermoleculares. 4 Matéria e mudança de estado. 4.1 Sólidos, líquidos, gases e outros estados da matéria (ideais e reais). 4.2 Mudanças de estado e diagramas de fase. 4.3 Características e propriedades de gases, líquidos e sólidos. 4.4 Ligações químicas nos sólidos, líquidos e gases. 4.5 Métodos de separação de misturas. 5 Gases. 5.1 Teoria cinética. 5.2 Leis dos gases. 5.3 Densidade dos gases. 5.4 Difusão e efusão dos gases. 5.5 Misturas gasosas. 6 Termoquímica. 6.1 Energia e calor. 6.2 Reações exotérmicas e endotérmicas. 6.3 Entalpia, entropia e energia livre. 6.4 Espontaneidade de uma reação. 6.5 Entalpias de formação e de combustão das substâncias. 6.6 Calor de reação em pressão constante e em volume constante. 7 Eletroquímica. 7.1 Potenciais de oxidação e redução. 7.2 Espontaneidade de uma reação de oxirredução. 7.3 Pilhas e acumuladores. 7.4 Eletrólise. 7.5 Corrosão. 8 Tecnologias associadas à química orgânica: petroquímica, polímeros sintéticos, aditivos em alimentos, agroquímica, drogas, medicamentos e biotecnologia. Fica mais do que demostrado a divergência entre os editais. Solicito a anulação da questões pelos motivos apresentados nesse recurso.

Recursos para a Questão 20

A questão não apresentam gabarito correto, prejudicando o candidato. Segue a resolução da questão: Item I Formula – D = PxM/RT Dados TºK = TºC + 273 T = 125 + 273 = 398 R = 62,3 P = 714 torr M = 28 g/mol Aplicando a formula D = 714×28/ 62,3×398 D = 0,806 g/L. Assim, Errada visto que o item menciona 4,43 g/L. Item II Velocidades relativas de efusão – A questão não aborda se as medidas são nas mesmas condições. Esse fato seria suficiente para requer a anulação. No entanto, seguimos a resolução da questão. VN2/VO2 = raiz MO2/ MN2 VN2/VO2 = raiz 32/28 VN2/VO2 = 1,07 Item II está errado. Dessa maneira, Fica demostrado a divergência no gabarito. Assim sendo, solicito a anulação da questão.

Recursos para a questão 21

A questão possui também como alternativa incorreta a letra D: “As afinidades eletrônicas, em geral, têm valores mais positivos ao longo de um grupo, porque a camada de valência está progressivamente mais distante do núcleo, e a blindagem da camada interna é efetiva na compensação do aumento da carga nuclear.” A Afinidade Eletrônica na realidade cresce no grupo de baixo pra cima, tendo valores menores ao longo do grupo, ao contrário do que a alternativa afirmou. Solicito anulação. Fontes: http://www.grandinetti.org/Teaching/Chem121/Lectures/ElectronAffinity/ FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. “Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica”; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 22 de fevereiro de 2017. http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/eletroafinidade-ou-afinidade-eletronica.htm http://zeus.qui.ufmg.br/~qgeral/downloads/aulas/aula%2011%20-%20propriedades%20periodicas.pdf (pág 19).

Recursos para a questão 23 ( OK)

A questão apresenta divergências no gabarito. Os itens de I ao IV estão todos corretos e não tem nenhuma alternativa que demostrar isso. Assim, solicito a anulação da questão. I – (V) Na polimerização em emulsão são usados como agentes dispersantes: amido, gelatina, Poli(álcool vinílico) e sódio carboximetilcelulose II – (V) Na polimerização em suspensão o polímero formado é insolúvel no solvente e precipita logo que atinge determinado peso molecular III (V)Na polimerização interfacial só ocorre em polimerização por condensação, com monômeros muito reativos. IV( V) A aplicação da polimerização em massa é na obtenção do polietileno de baixa densidade e do nylon 6,6. Resolução: com base na fonte abaixo. Fonte: Gauto, Marcelo. “Química Industrial: Série Tekne”. Editora: Bookman. Pagina 96. Fica mais que demostrado que a questão não apresenta nenhum gabarito correto. Assim, solicito a anulação da questão com base no livro – “Química Industrial: Série Tekne” – do Gauto, Marcelo. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=NUgOkQvt6FAC&pg=PA96&lpg=PA96&dq=Na+polimeriza%C3%A7%C3%A3o+em+suspens%C3%A3o+precipita+logo+que+atinge+determinado+peso+molecular&source=bl&ots=Ya3oTIlalT&sig=NeoETVqwjNeiNHl9flofGhk3GBs&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi7u6rolsfSAhXCvZAKHR3qD04Q6AEIHDAA#v=onepage&q=Na%20polimeriza%C3%A7%C3%A3o%20em%20suspens%C3%A3o%20precipita%20logo%20que%20atinge%20determinado%20peso%20molecular&f=false Acesso em 08 de marçoo de 2017. pagina 96

Recursos para a questão 24 (OK)

Diverge no gabarito ao não apresenta uma alternativa como correta. Dessa forma, solicito a anulação da questão. Cálculos: fórmula m=i.t.E/96500 Gás Cloro (Cl2): I = 5A T = 5.400 seg E = Massa Molar / número elétrons = (35,5 x 2)/2 = 35,45 Substituindo na formula, o valor de M = 9,92gramas – Agora o mesmo para o Gás Hidrogênio (H2): I = 1A O tempo é o mesmo do cloro E= (1 x 2)/2 = 1 M= 5 x 5.400 x 1/ 96.500 = 0,28 gramas Dessa maneira, a resposta correta seria 9,92g e 0,28g. No entanto, nenhum gabarito apresenta este valor. Assim sendo, solicito a anulação da questão.

Recursos para a questão 28 (OK)

O enunciado fica equivocado ao solicitar velocidade angular no ponto mais alto, mas isso não é possível com os dados informados. No entanto, se o enunciado solicita-se a velocidade angular da roda gigante seria possível calcular. Além disso, não tem como calcular a velocidade angular da roda gigante no ponto mais elevado, pois não sabemos se trata-se de um MCUV ou de um MCU. Ademais, No ponto mais elevado a velocidade angular instantânea o que difere da velocidade angular da roda gigante em quaisquer pontos. Dessa forma, solicito a anulação da questão devido ao equivoco do enunciado.

Recursos para a questão 32 (OK)

O conteúdo abordado na questão 32 – “Força Magnética, Equação de Lorentz” – não está explícito no edital. No entanto, o assunto explicito no edital é “Campo Magnético”. Dessa forma, creio que ocorreu um equivoco, pois força magnética refere-se as interações entre as partículas o que é diferente de campos magnéticos gerados por imãs e condutores. Dessa maneira, o “Força Magnética, Equação de Lorentz” foge dos conceitos explicitados no edital. Portanto, seria necessário vir explícito no edital. Assim, solicito a anulação desta questão.

Recursos para a questão 33 (OK)

solicito a anulação da questão. Não fica evidente na questão qual tipo de transformação gasosa o sistema está submetido. Além disso, se este dados não podemos aplicar de forma correta a 1° lei da termodinâmica. No entanto, a resposta dada pela banca foi: 3000N, mas para chegar nesse valor o candidato tinha que “força” o tipo sistema e acredita que variação de energia interna é nula. Todavia, isso é errado, pois afirmar, com total certeza, que todo calor fornecido ao sistema é transformado completamente em trabalho. Dessa maneira, fica claro que a questão peca ao não conter informações suficientes para encontrar o resultado e prejudica o candidato. Assim sendo, solicito a anulação da questão.

Recursos para a questão 56 (OK)

De acordo com edital na página 27, foi apresentado o tema: “Legislação pertinente ao CBMDF”. Então, fica evidente que o conteúdo programático é sobre o órgão Corpo De Bombeiro Do Distrito Federal – CBMDF. Dessa forma, relativo a Lei 12.086/09, a banca poderia cobrar a partir do art. 65º. Reitero mais uma vez, Com base no princípio da razoabilidade, solicito a anulação da questão.

Recursos para a questão 71 (OK)

Solicito a anulação da questão No edital, foi mencionado conteúdo relativos a Emergência PRÉ-hospitalares. No entanto, a questão 71 aborda conhecimentos INTRA-hospitalar – punção intraóssea. Além disso, a questão equivoca ao abordar conhecimentos que não versam sobre o atendimento do socorrista – pré-hospitalar. Assim sendo, solicito a anulação da questão devido o fato de extrapolar o conteúdo programático O fato de mencionarem punção intraóssea, que é um procedimento que deve ser feito em ambiente intra-hospitalar. Além disso, esse procedimento deve ser realizado por médicos e/ou enfermeiros habilitados. Atendimento pré-hospitalar por socorrista não realizará tal procedimento. O CORRETO SERIA: A tíbia, um osso utilizado na punção intraóssea em crianças e adultos nas situações de emergência, articulam-se AOS ossos, exceto: – AO INVÉS DE: A tíbia, um osso utilizado na punção intraóssea em crianças e adultos nas situações de emergência, articulam-se OS ossos, exceto: De acordo com os livros de anatomia : – Além a tíbia, o fêmur, o úmero e o calcâneo podem ser puncionados em crianças e adultos. Ou seja, pela DUPLA INTERPRETAÇÃO,

Deixe um comentário